No último sábado, 27, moradores de Frutal, no Triângulo Mineiro, relataram um novo tremor de terra. De acordo com boletins da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e do Centro de Sismologia da USP, o tremor teve uma magnitude de 3.2.
Em 18 de junho, conforme informou o Regionalzão, a cidade registrou um tremor de terra com magnitude 4, o mais forte dos últimos 9 anos na região, segundo a RSBR. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a cidade registrou 27 tremores, conforme o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Frutal está localizada na Bacia Sedimentar do Paraná, uma formação geológica conhecida por amplificar a percepção de tremores. A bacia pode tornar os tremores mais evidentes, mesmo aqueles que acontecem em profundidades maiores ou em locais distantes, como os Andes.
A Rede Sismográfica Brasileira afirma que tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil, resultado de pressões geológicas devido à movimentação das placas tectônicas, fraturas na crosta terrestre que podem gerar esses eventos.