A Prefeitura de Uberlândia intensifica a vacinação contra a coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, utilizando um mapa de calor desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A ação foca em crianças menores de cinco anos, gestantes a partir da 20ª semana e puérperas com imunização atrasada.
Atualmente, cerca de 3,5 mil pessoas foram identificadas como faltosas.
Seguindo as diretrizes da nota técnica n° 70/2024 do Ministério da Saúde, a ação visa ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra doenças preveníveis.
A coqueluche é uma infecção respiratória bacteriana que pode ser fatal.
As vacinas disponíveis são a tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa), para gestantes, e a pentavalente, para crianças, ambas eficazes na prevenção da doença.
Em 2023, a cobertura vacinal atingiu 88,85% para a Pentavalente e 87,82% para a dTpa.
Com o mapa de calor, as áreas com maior concentração de pessoas sem as doses são identificadas, permitindo que as equipes de saúde agendem visitas domiciliares para atualizar o cartão de vacina.
Bairros como Tubalina, Presidente Roosevelt, Luizote de Freitas, Patrimônio, Aclimação, Morumbi e Alvorada apresentam crianças faltosas, enquanto gestantes sem imunização foram localizadas nos bairros Tocantins, Jardim Brasília e Martins.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira em 74 salas de vacina no município e no Terminal Central.
Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), o horário de funcionamento é das 7h30 às 16h30.
Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento ocorre das 8h às 18h30, e nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, das 8h às 21h. Os endereços das unidades estão disponíveis no Portal da Prefeitura.