Na manhã desta terça-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Uberlândia, em uma ação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou a Operação “Liga dos Campeões”.
A operação visa desmantelar uma organização criminosa envolvida em diversas atividades ilícitas, incluindo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com ramificações em times de futebol amador da cidade.
A operação mobilizou 110 agentes públicos, incluindo promotores de justiça, policiais civis e militares, que atuaram no cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão em Uberlândia.
A ação contou com a participação de quatro promotores de justiça, 44 policiais civis e 55 policiais militares, além de servidores e colaboradores do Ministério Público.
As investigações revelaram que a organização criminosa utilizava o futebol amador como um dos meios para lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Entre os alvos da operação estão 17 pessoas físicas e 15 pessoas jurídicas, todas suspeitas de integrar o esquema de lavagem de capitais.
Os investigados são acusados de ostentar um patrimônio incompatível com suas atividades legais, utilizando a movimentação de veículos de luxo e o patrocínio a clubes de futebol como forma de ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Os crimes investigados incluem organização criminosa, tráfico ilícito de entorpecentes, desmembramento e venda de lotes clandestinos, além de lavagem de dinheiro.