Na noite desta quinta-feira (15), um voo da companhia aérea Voepass, que seguia de Rio Verde, em Goiás, para o Aeroporto de Guarulhos, precisou realizar um pouso técnico no Aeroporto de Uberlândia, após uma pane elétrica ser identificada durante o voo. Segundo fontes do setor aéreo, a tripulação notificou a torre de controle sobre a pane e solicitou prioridade para o pouso. Apesar da gravidade do incidente, não houve pedido de emergência formal.
O voo 2211, operado por um turboélice ATR-72 600 de matrícula PS-VPA, partiu de Rio Verde às 18h03 e pousou em Uberlândia às 19h15, conforme informações do site Flightaware, que monitora voos em tempo real. A aeronave, que está em operação pela Voepass desde março de 2023, já havia passado por outras companhias aéreas antes de integrar a frota brasileira.
Apesar de o incidente ser considerado grave, com a aeronave ficando completamente sem energia, a Voepass afirmou, em nota, que a situação se tratou apenas de “uma questão técnica” e garantiu que os 38 passageiros a bordo seriam reacomodados em outros voos para seguir viagem até Guarulhos.
O ATR-72 600 é o mesmo modelo de avião envolvido em um acidente fatal em Vinhedo (SP) na semana anterior, que resultou na morte de 58 passageiros e 4 tripulantes. Entretanto, no caso de Uberlândia, todos os passageiros e a tripulação desembarcaram em segurança, sem ferimentos ou maiores complicações.
Nota completa da Voepass
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave do voo PTB 2211, prefixo PS-VPA, um ATR 72-600, procedente de Rio Verde (GO) com destino à Guarulhos(SP), fez um pouso técnico por volta das 19h15 de hoje em Uberlândia (MG), após identificação de uma questão técnica. A aeronave pousou com todos os sistemas operacionais em funcionamento. A empresa informa que os 38 passageiros serão reacomodados para seguirem até o destino.”