A hora que você ligava a televisão, lá estava ela. Enfrentando a correnteza do circuito artificial da canoagem slalom, Ana Sátila ganhou a admiração da torcida brasileira por um motivo inusitado: a frequência de provas em que competiu nas Olimpíadas de Paris 2024.
A mineira de Iturama já é uma veterana dos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo na modalidade. Esta foi sua quarta participação em Olimpíadas, após Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Os bons resultados nesta edição, porém, deixaram a impressão de Ana competir a todo momento.
Foram 15 baterias disputadas nos primeiros 10 dias de competições. Ana Sátila chegou perto das medalhas: terminou em quarto lugar no evento K1 e na quinta posição no evento C1. O pior desempenho veio exatamente na última prova disputada, o caiaque cross. Eliminada na semifinal, Ana finalizou na oitava colocação.
Mas foi a sensação de sintonizar no Sportv e ter um alerta de que Ana Sátila teria uma prova em breve que conquistou a atenção do público. A emissora, que dedicou quatro canais aos Jogos Olímpicos, além de sinais extras na Globoplay, e teve patrocínio da casa de apostas online KTO, foi inclusive citada nos memes que tomaram as redes sociais.
“Eu fiquei muito surpresa com a repercussão. O que mais me deixou feliz foi ter tido toda esta visibilidade com o meu trabalho, que foi o que eu sempre lutei para ter”, afirmou Ana em entrevista ao canal do Time Brasil. “Eu dei o meu melhor, eu queria muito essa medalha, mas ter levado comigo esta torcida, este carinho foi a melhor parte de todos os Jogos”.