Na quarta-feira, 28 de agosto, às 12h, o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para combater um incêndio florestal de grandes proporções que atingia um canavial e a vegetação às margens da rodovia MG-226, próximo ao Km 27, entre Capinópolis e Canápolis.
Assim que receberam o chamado, uma guarnição foi enviada ao local na Viatura de Auto Salvamento Florestal. Chegando ao local, os bombeiros se depararam com um incêndio intenso na palhada de cana, que se alastrava em direção às áreas de reserva legal. Diante da gravidade, a operação foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros, que assumiu o controle total da situação.
Para combater o incêndio, foi montada uma força-tarefa com brigadistas de três usinas sucroalcooleiras da região. Sob a coordenação do Corpo de Bombeiros, diversas técnicas de combate a incêndios florestais foram empregadas, incluindo ataques pelos flancos, combate direto, retirada de material inflamável e resfriamento.
A operação utilizou abafadores, bombas costais, caminhões-pipa, maquinários para a construção de aceiros e até um avião. Após seis horas de intenso combate, o incêndio foi controlado e extinto. O rescaldo foi realizado para garantir que o fogo não reacendesse, e os supervisores das brigadas foram orientados sobre a necessidade de vigilância contínua.
Devido à intensa fumaça e ao avanço das chamas próximo à rodovia MG-226, foi necessário interditar a via temporariamente nos dois sentidos para garantir a segurança dos motoristas.
Durante o combate, os bombeiros também resgataram um tatu que estava preso em meio às chamas.
Em caso de incêndio ou outra emergência, o Corpo de Bombeiros orienta a população a ligar imediatamente para o número 193.