- ANÚNCIO -

Profissionais da Saúde, SAMU, Bombeiros e parceiros realizam simulação de acidente com múltiplas vítimas em Ituiutaba

Redação Pontal

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No último sábado, 31 de agosto, um simulado de acidente com múltiplas vítimas foi realizado em Ituiutaba envolvendo diversas instituições da cidade. O exercício foi realizado para aprimorar a capacidade de resposta em situações de emergência e garantir a segurança da população.

O treinamento começou às 7h no quartel do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros. Nesta fase inicial, foi realizado um simulado de mesa, onde os participantes puderam visualizar e planejar as ações através de um croqui do cenário do acidente. As estratégias foram cuidadosamente definidas, detalhando como cada instituição deveria atuar durante o exercício prático.

Às 9h, todos os envolvidos se dirigiram ao Parque de Exposições JK, onde ocorreu a simulação prática. O cenário criado retratava um acidente grave em uma rodovia do Pontal do Triângulo Mineiro. No exercício, um veículo de passeio perdeu o controle e atropelou um grupo de romeiros que caminhava pela margem da rodovia. Em seguida, o carro colidiu com um poste, deixando parte dos ocupantes presos às ferragens e várias pessoas feridas no local. Uma testemunha que passava pelo local acionou o serviço de emergência, iniciando o atendimento.

Os bombeiros foram os primeiros a chegar ao local e se depararam com uma situação complexa: cerca de 20 pessoas estavam feridas e precisavam de atendimento imediato. O Corpo de Bombeiros, responsável pela gestão e gerenciamento de crises e catástrofes, implantou o Sistema de Comando de Operações (SCO), uma ferramenta importante para a organização de grandes catástrofes.

Em seguida, as equipes do SAMU chegaram e, em parceria com os bombeiros, iniciaram as ações de resgate. Outras instituições foram acionadas conforme necessário, cada uma atuando dentro de sua área de competência. Devido ao elevado número de vítimas, foi realizada uma triagem rigorosa, priorizando o atendimento conforme a gravidade dos ferimentos. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas aos hospitais da região, seguindo protocolos específicos para acidentes com múltiplas vítimas, visando salvar o maior número possível de vidas.

Uma das vítimas, com ferimentos gravíssimos, precisou ser transportada urgentemente para um centro especializado. Para isso, o helicóptero Arcanjo foi acionado, realizando o transporte para o Hospital de Clínicas da UFU, em Uberlândia.

O tenente André Mariano, comandante do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba e coordenador do simulado, destacou a relevância do treinamento: “Este simulado fortaleceu a capacidade técnica das instituições participantes, melhorou a sensação de segurança da população e disseminou a cultura de autoproteção, tornando nossa sociedade mais resiliente diante dos desafios diários”, afirmou.

O médico Marcelo Franco, diretor clínico do Pronto Socorro, falou sobre a importância da participação de várias instituições na atividade: “Esta é a nossa segunda simulação realizada em parceria com as forças de segurança, desta vez ainda mais robusta. Trata-se de uma atividade prática bastante realista que, além de promover a integração entre os nossos profissionais, oferece uma vivência de caso que capacita ainda mais para o atendimento de ocorrências reais”, disse.

Corpo de Bombeiros Militar, Helicóptero Arcanjo, SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil, Settran, Defesa Civil, Concessionária Ecovias do Cerrado, Usina CMAA, e as Secretarias Municipais de Saúde, Agropecuária, Trânsito e Educação. A rede hospitalar pública foi representada pelo Hospital São José e UPAMI (Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba). Na rede privada, participou o Hospital Nossa Senhora da Abadia, além de outras instituições públicas e privadas, bem como profissionais da área da saúde.

Em caso de emergência, ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile