Pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira, 4, aponta que o candidato Paulo Sérgio (PP) lidera as intenções de voto para o primeiro turno da eleição para prefeito de Uberlândia, com 34%. A pesquisa, contratada pela TV Integração, foi realizada presencialmente entre os dias 1 e 3 de setembro, com 800 eleitores de Uberlândia.
A deputada federal Dandara (PT) aparece na segunda posição, com 26%, enquanto o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB) está em terceiro, com 18%. Gilberto Cunha (PSTU) e Daphiny Preta (PRTB) aparecem tecnicamente empatados. Os votos brancos e nulos somam 8%, e 8% dos eleitores entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-07877/2024, a pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
No final de junho, levantamento do Ipec mostrava empate técnico entre Paulo Sérgio (23%), Dandara (24)% e Leonídio (20%). Portanto, Paulo Sérgio cresceu mais de 10 pontos, Dandara subiu apenas 2 e Leonídio perdeu 2.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Paulo Sérgio (PP) também aparece na frente, com 26%. Dandara (PT) tem 17% das intenções de voto espontâneo, seguida por Leonídio Bouças (PSDB), com 9%. Outros 32% dos entrevistados afirmaram que ainda não decidiram em quem votar.
Na rejeição, quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, 35% dos eleitores mencionaram Dandara (PT) como a candidata mais rejeitada. Paulo Sérgio (PP) aparece com 19% de rejeição, seguido por Gilberto Cunha (PSTU), com 14%, Leonídio Bouças (PSDB), com 12%, e Daphiny Preta (PRTB), com 9%. Apenas 7% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 20% preferiram não opinar.
A Ipec também questionou os eleitores sobre quem acreditam que sairá vitorioso na disputa, independentemente de sua própria escolha. Paulo Sérgio (PP) foi apontado por 37% dos entrevistados como o provável vencedor. Dandara (PT) apareceu com 22% de expectativa de vitória, seguida por Leonídio Bouças (PSDB), com 15%. Gilberto Cunha (PSTU) e Daphiny Preta (PRTB) foram citados por 2% e 1%, respectivamente. Cerca de 23% disseram não saber ou preferiram não opinar.