O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou nesta quinta-feira (5/9), em Uberlândia, ao lado do presidente Lula, protocolo de intenções que prevê o desenvolvimento de projetos de eficiência energética no Hospital de Clínicas de Uberlândia, por meio da substituição de equipamentos e instalações elétricas por outras mais modernas e eficientes. O projeto também prevê a adequação da unidade hospitalar para a geração distribuída renovável como, por exemplo, a partir da instalação de placas fotovoltaicas.
O objetivo do protocolo é auxiliar e desenvolver um projeto para o Hospital de Clínicas que se adeque ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), que prevê investimentos em segurança e eficiência energética. A assinatura foi realizada durante a cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital, que é referência para 27 cidades da região.
“Vamos modernizar a instalação elétrica do hospital, podendo, inclusive, serem instaladas placas solares, incentivando a geração de energia limpa. Isso vai ajudar a reduzir o consumo de energia, diminuir a conta de energia da unidade e preservar o meio ambiente. Com isso, vamos garantir ainda mais qualidade e segurança nos serviços prestados para a população”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
O protocolo tem como exemplo o projeto desenvolvido para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do PROCEL. A universidade assinou, também nesta quinta-feira (5/9), juntamente com a Fundação de Apoio Universitário (FAU), termo de cooperação com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), que prevê o investimento de R$ 3,3 milhões em projetos visando a eficiência energética nas edificações da universidade.
Demais investimentos
Silveira ainda ressaltou os investimentos do Governo Federal em Minas Gerais e em Uberlândia. O município irá receber, via PAC, 216 ônibus elétricos para renovação da frota.
Em conjunto com o Ministério das Cidades, o Ministério de Minas e Energia lançou o Luz Para Todos Minha Casa Minha Vida, que irá promover a instalação de painéis fotovoltaicos nas moradias contempladas pelo programa habitacional. Uberlândia será contemplada na primeira fase do projeto, com 1.364 residências selecionadas.
“Minas Gerais voltou de vez ao mapa de investimentos do Governo Federal. Temos trabalhado junto ao presidente Lula para que nosso Estado seja contemplado cada vez mais com recursos, seja em ações voltadas para a transição energética ou nas demais áreas, como saúde, educação e segurança. Vamos avançar cada vez mais nas políticas públicas tão necessárias para a nossa sociedade”, finalizou o ministro.