Na tarde desta quarta-feira, 4 de setembro de 2024, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio florestal de grandes proporções na área rural de Gurinhatã. O fogo começou por volta das 14h30, e uma equipe de bombeiros foi enviada rapidamente ao local para combater as chamas.
Ao chegarem, os bombeiros se depararam com um incêndio de grandes proporções, com chamas altas que se espalhavam rapidamente. O fogo consumia pastagens, vegetação nativa e uma área de canavial. Com o apoio de fazendeiros locais, brigadistas e caminhões-pipa de uma usina sucroalcooleira da região, as ações de combate ao incêndio foram iniciadas imediatamente.
Após cerca de seis horas de trabalho árduo, o incêndio foi controlado, evitando que o fogo atingisse propriedades vizinhas e protegendo a fauna e flora locais. Segundo estimativas iniciais, o incêndio destruiu aproximadamente 2.000 hectares de vegetação.
O Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba alerta que, durante esta época do ano, o risco de incêndios florestais é elevado devido à combinação de baixa umidade do ar, falta de chuvas e aumento das temperaturas. Para prevenir incêndios, a corporação recomenda atenção redobrada com atividades que possam gerar faíscas ou chamas, como queima de lixo ou fogueiras.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.