- ANÚNCIO -

Uberlândia tem 23 focos de incêndio em um raio de 100 km, segundo plataforma

O clima extremamente seco e a alta temperatura contribuem para a proliferação do fogo, que vem castigando a população de grande parte do Brasil nas últimas semanas

Eloi Naves
Fogo avança na região de Uberlândia, no Triângulo MineiroFoto: Divulgação / Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Altas temperaturas, baixa umidade do ar e falta de chuvas. Esta combinação, comum nas últimas semanas na região, tem sido um combustível para a proliferação de focos de incêndio no município de Uberlândia. Além da destruição de pastos e lavouras, o fogo tem sido o grande responsável pela péssima qualidade do ar na cidade nos últimos dias.

Recentemente, a qualidade do ar em Uberlândia foi classificada como uma das piores do Brasil, segundo a plataforma suíça IQAir. E, infelizmente, não há previsão de melhora nesta situação, visto que na manhã desta quarta-feira, 11, há 23 focos de incêndio em um raio de 100 km da cidade de Uberlândia.

Os dados são da plataforma IQAir, que monitora via satélite as condições climáticas em todo o mundo. Somente entre Uberlândia e Uberaba, cidades com cerca de 100 quilômetros de distância, são 13 focos de incêndio nesta manhã. Também há 3 grandes focos de incêndio na região de Monte Alegre de Minas, distante cerca de 70 quilômetros de Uberlândia.

Incêndio no Parque Estadual do Pau Furado

Felizmente, após mais de 10 dias de combate às chamas, o Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários conseguiram controlar o incêndio que devastou parte do Parque Estadual do Pau Furado, no município de Uberlândia.

Desde o início do incêndio, aproximadamente 1.000 hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo, sendo que a maior parte se encontra na zona de amortecimento do parque. Graças a uma verdadeira operação de guerra, que envolveu aeronaves e centenas de combatentes, foi possível evitar que o fogo destruísse parte da área protegida do parque.

E quando chove?

As previsões de chuva não são animadoras para o mês de setembro. Segundo o Climatempo, ainda não há previsão de chuva na região até o início da última semana do mês. Conforme matéria do Regionalzão Notícias, é grande a possibilidade de não chover durante todo o mês de setembro, adiando as esperanças para outubro.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile