A Up Brasil, empresa especializada em soluções voltadas para o bem-estar dos trabalhadores, em parceria com a ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), divulgou sua pesquisa anual sobre o custo médio da refeição completa fora de casa, que inclui bebida, café e sobremesa.
Em Uberlândia, o valor médio da refeição ficou em R$ 49,82, representando um aumento de 9% em comparação ao ano anterior. No cenário nacional, o preço médio chegou a R$ 51,61, registrando um crescimento de 10,8%.
Atualmente, o vale-refeição representa mais de 20% dos pagamentos realizados no horário de almoço em estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.
Em Uberlândia, mais de 60% dos trabalhadores só frequentam locais que aceitam esse benefício. A pesquisa também revela que os usuários do vale-refeição consomem 43% mais alimentos como feijão, arroz e salada, além de 33% mais carne, em comparação com aqueles que não possuem o benefício.
Segundo Thomas Pillet, CEO da Up Brasil, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é crucial para complementar a renda dos trabalhadores e garantir o acesso a uma alimentação saudável fora de casa. “O aumento dos preços torna evidente a relevância do vale-refeição para assegurar uma alimentação mais balanceada. As empresas precisam estar cientes dessa realidade e trabalhar para aprimorar esse benefício, visando melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”, destaca Pillet.