Grupo Luta Pela Vida realiza campanha de conscientização sobre câncer ocular infantil no Center Shopping Uberlândia

O evento, que acontecerá das 10h às 22h no piso L1 do shopping, próximo à loja Brooksfield, faz parte de uma mobilização que ocorre simultaneamente em diversos shoppings do Brasil.

Imagem: Ilustração/Freepik

No próximo sábado, 21 de setembro, o Center Shopping Uberlândia será palco da 3ª edição do evento “De Olho Nos Olhinhos”, uma campanha nacional voltada à conscientização sobre o retinoblastoma, um raro tipo de câncer ocular que atinge crianças.

Promovida pelo Grupo Luta Pela Vida, em parceria com o setor de Oncopediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Ebserh), a ação tem como objetivo informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

O evento, que acontecerá das 10h às 22h no piso L1 do shopping, próximo à loja Brooksfield, faz parte de uma mobilização que ocorre simultaneamente em diversos shoppings do Brasil.

A iniciativa foi idealizada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses.

Desde então, eles têm se dedicado a alertar sobre a importância de identificar os primeiros sinais da doença.

Em Uberlândia, o espaço contará com a presença de médicos, estudantes e voluntários do Grupo Luta Pela Vida, que estarão à disposição para orientar o público sobre o retinoblastoma, seus sinais de alerta e a importância da detecção precoce.

O evento também terá atividades recreativas para as crianças, como desenhos para colorir, além de distribuição de pipoca e brindes. Toda a programação será gratuita, mas não haverá a realização de exames.

Entenda o retinoblastoma

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças, embora seja considerado raro. Ele se desenvolve na retina, na parte posterior do olho, e afeta principalmente crianças de até cinco anos de idade.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o diagnóstico precoce é essencial, já que cerca de 90% dos casos podem ser tratados com sucesso se identificados a tempo.

O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, semelhante ao “olho de gato”, que pode ser percebido sob luz artificial. Outros sinais incluem estrabismo, dor ocular, sensibilidade à luz e vermelhidão no olho.

Embora esses sintomas também possam estar relacionados a outras condições, a consulta médica é fundamental para uma avaliação adequada.

A ação no Center Shopping busca sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância de observar os sinais e buscar orientação médica, reforçando que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile