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Renovação de concessão da ferrovia que corta o Triângulo Mineiro prevê investimentos de R$ 10 bi em MG

O valor deverá ser utilizado para a compra de vagões e locomotivas, além da manutenção da malha férrea e resolução de conflitos urbanos

Eloi Naves
A FCA possui 2 terminais no Triângulo Mineiro, em Araguari e Uberaba.Foto: Divulgação / Consórcio VLI

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A renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) será antecipada. Com isso, estão previstos investimentos de até R$ 10 bilhões somente em Minas Gerais. A FCA é a maior linha férrea em extensão no Brasil e corta os estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A ferrovia é administrada pela concessionária VLI, que projeta um aumento de 32% no volume de cargas movimentadas em Minas Gerais, impulsionado pelo intenso fluxo de importação e exportação de grãos, celulose, fertilizantes, insumos e produtos da indústria siderúrgica.

A previsão é que o investimento de R$ 10 bilhões no estado seja destinado ao corredor leste, que liga as regiões de Minas Gerais aos portos do Espírito Santo. O valor será utilizado opara a compra de vagões e locomotivas, manutenção das linhas férreas e obras para resolução de conflitos urbanos.

“Minas Gerais é um grande pilar operacional da Ferrovia Centro-Atlântica e abriga uma parte expressiva da malha da FCA, além de ser um Estado com forte representatividade em segmentos como a siderurgia e o agronegócio, que têm vocação para o transporte ferroviário. A renovação da concessão da FCA significa a possibilidade de investir para impulsionar a eficiência de setores estratégicos para a economia mineira”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI. 

No Triângulo Mineiro, a Ferrovia Centro-Atlântica possui 2 terminais integradores, nas cidades de Araguari e Uberaba. Além disso, a malha férrea corta o perímetro urbano de outras importantes cidades da região, como Uberlândia e Araxá.

A ANTT – Agência Nacional Transportes Terrestres – aprovou a renovação antecipada da concessão da FCA. Agora, o processo deve ser levado a audiências públicas e discutido com a sociedade, principalmente das áreas impactadas diretamente pela operação da ferrovia.

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