A AgroGalaxy, rede de varejo de insumos agrícolas, apresentou nesta semana um pedido de recuperação judicial, onde aponta uma dívida de 3,7 bilhões de Reais. O valor inclui débitos com bancos, produtores rurais e fornecedores.
De acordo com o pedido, somente para o Banco do Brasil a empresa deve 391,2 milhões. Já com o Santander, a dívida é de 278,4 milhões. A lista de credores é grande e também inclui grandes fornecedores agrícolas e também seguradoras, além de reconhecer mais de 11 milhões em dívidas trabalhistas.
De acordo com comunicado, a empresa alega que uma combinação de fatores levou à situação, incluindo a queda drástica nos preços das commodities, condições climáticas adversas e restrições de acesso a crédito. Neste cenário, a empresa viu sua liquidez e capacidade de geração de caixa afetadas, o que levou ao aumento da dívida líquida.
A gigante do varejo agrícola abriu sua filial em Ituiutaba em 2023, em momento de ‘euforia’ prelos preços de commodities à época. Também possui loja em Araxá e já esteve presente em outras cidades do Triângulo Mineiro, como Tupaciguara, Prata e Uberaba, porém encerrou suas atividades nestas cidades.