- ANÚNCIO -

Uberlândia se prepara para enfrentar onda de calor, chuva forte e queda de granizo em outubro

Outubro marca o período de transição da longa estiagem para o chuvoso e deve trazer fortes chuvas na segunda quinzena

Eloi Naves
Descarga atmosférica corta o céu de UberlândiaFoto: Matheus Carvalho

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O mês de outubro se inicia nesta terça-feira, 1, e deve trazer situações extremas para Uberlândia e região. Uma forte onda de calor – a oitava de 2024 – está sobre o Triângulo Mineiro e tem contribuído para o aumento da temperatura em até 5ºC acima da média para o período.

Segundo o Climatempo, esta onda de calor deverá durar até o dia 8 de outubro. A tendência é que no primeiro fim-de-semana do mês os termômetros ultrapassem os 38ºC em Uberlândia. Assim, devemos ter um domingo de votação de 1º turno das Eleições Municipais com calor intenso na cidade.

Outubro marca a transição do longo período de estiagem para o chuvoso, característico nos últimos meses do ano na região. Segundo climatologistas, uma frente fria pode atingir o Trângulo Mineiro após o dia 10, o que ocasionará chuvas fortes, com possibilidade de ocorrência de granizo e ventos intensos.

Vendaval em Uberlândia

No último sábado, 28, um vendaval deixou estragos por toda a cidade, alegando ruas, destelhando casas e até a Arena Dentil, ginásio que fica no complexo do Praia Clube. O ginásio é a casa da equipe de vôlei do clube, uma das principais do Brasil e bi-campeã sulamericana.

Segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), os ventos atingiram até 60 km/h e foram registradas mais de 600 descargas atmosféricas. Segundo a Defesa Civil, em alguns pontos da cidade a chuva atingiu 76 milímetros.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile