A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Beirute, no Líbano, às 18h30 (horário local) desta segunda-feira (7), transportando 227 pessoas resgatadas, incluindo 49 crianças, sete delas de colo, além de três animais de estimação.
O voo tem uma parada programada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, e seguirá para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A chegada do grupo ao Brasil está prevista para terça-feira (8), por volta das 10h.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro continuará semanalmente, com a meta de repatriar cerca de 500 brasileiros.
Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros vivam no Líbano, dos quais cerca de 3 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em meio à intensificação dos conflitos militares entre Israel e grupos armados na região.
No domingo (6), os primeiros 229 brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de São Paulo, onde foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em um breve discurso, o presidente criticou as ações de Israel, afirmando que “matar inocentes, mulheres e crianças, sem respeito pela vida humana” não pode ser aceito. “O Brasil é um país que preza pela paz e não busca guerra com nenhuma nação. A guerra só destrói, o que constrói é a paz”, declarou Lula.
Com informações da Agência Brasil