Não adianta frear para não tomar multa no radar! A concessionária Eco050 iniciou, em caráter experimental, a operação de dois radares inteligentes que medem a velocidade média dos veículos na BR-050. Os equipamentos foram instalados em um trecho de 11 quilômetros, no município de Uberaba-MG, e detectarão automaticamente os motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade.
Com esse novo sistema, a BR-050 será a primeira rodovia federal concessionada a contar com monitoramento por velocidade média. Para divulgar a tecnologia aos usuários, a Eco050 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizarão uma ação educativa na manhã de segunda-feira, no km 193, abordando motoristas flagrados acima da velocidade permitida.
O monitoramento ocorrerá por meio de dois radares instalados nos km 171 e 182, no sentido Uberaba a Delta. Os equipamentos registram o horário de passagem dos veículos e, com base no tempo entre um ponto e outro, calculam a velocidade média.
“O limite de velocidade nesse trecho é de 80 km/h. Respeitando o limite, o motorista leva, no mínimo, oito minutos para percorrer os 11 quilômetros. Caso complete o trajeto em menos tempo, é porque ultrapassou a velocidade permitida”, explica Bruno Araújo Silva, gerente de operações da Eco050.
Bruno Araújo também destaca as vantagens do novo sistema sobre o método tradicional com radares fixos: “No monitoramento tradicional, a infração é capturada apenas no momento em que o motorista passa pelo radar. Mesmo se ele estiver em alta velocidade durante o percurso, pode desacelerar perto do radar e evitar a multa. Já o sistema de velocidade média monitora o trajeto inteiro, garantindo que o motorista respeite o limite durante todo o percurso”, ressalta.
O sistema de velocidade média também promete aumentar a segurança nas rodovias. Países como a Itália, que já utilizam essa tecnologia, registraram uma redução de até 50% nas mortes por acidentes de trânsito nos primeiros 12 meses após a sua implementação. “Grande parte dos acidentes na BR-050, em Uberaba, é causada pelo excesso de velocidade. Acreditamos que o monitoramento por velocidade média será uma ferramenta eficaz para melhorar a segurança viária nesse trecho, já que força os motoristas a respeitarem os limites de velocidade”, comenta o inspetor José Rocha Neto, chefe da PRF em Uberaba.
Além da segurança, o sistema traz outras vantagens para os motoristas. Ao manter uma velocidade constante, os veículos sofrem menos desgaste nas pastilhas de freio e no sistema de embreagem. Além disso, há economia de combustível ao evitar frenagens bruscas e acelerações, o que também ajuda a reduzir a emissão de CO2.
Com o início do monitoramento, a Eco050 acompanhará os dados e, em parceria com a PRF, realizará blitz educativas para conscientizar os motoristas sobre os riscos do excesso de velocidade.
A empresa também está trabalhando com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para regulamentar a tecnologia para fins de fiscalização, o que permitirá aplicar multas aos motoristas infratores, já que atualmente o sistema está sendo usado apenas para fins educativos.
Além do trecho em Uberaba, a Eco050 está em tratativas para expandir o sistema de velocidade média ao longo da BR-050, com planos de instalar novos pontos de monitoramento em Uberlândia-MG, Catalão-GO e Cristalina-GO.
Porque 80Km/h se está preconizado no CTB que veiculos de passeio podem trafegar à 110Km/h? Será que o pessoal que instala estes dispositivos não estudaram o Código de Trânsito Brasileiro?
Uma absurdo! 80km/h, deveria ser 110 ou 120km/h!
Os bandidos irão fazer a festa, pois pouco se importam com velocidade!