Prefeitura de Uberlândia centraliza vacinação contra febre amarela devido à escassez de doses

A medida é necessária devido ao atraso nas entregas das remessas pelo Ministério da Saúde, que enviou apenas 370 doses do imunizante nesta semana

Foto: Ilustração/EBC

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, a partir de segunda-feira (21), a aplicação da vacina contra a febre amarela será temporariamente centralizada em dois locais: a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins e o Cantinho da Saúde, localizado no Terminal Central.

A medida é necessária devido ao atraso nas entregas das remessas pelo Ministério da Saúde, que enviou apenas 370 doses do imunizante nesta semana. No entanto, a demanda mensal do Programa Municipal de Imunização é de cerca de 15 mil doses.

Segundo a Secretaria, a aplicação da vacina nos dois pontos será mantida enquanto durarem os estoques. Além da escassez da vacina contra a febre amarela, o município enfrenta desabastecimento de outro imunizante importante: a vacina contra o vírus da varicela (catapora).

Em contato com o Ministério da Saúde, o município foi informado sobre uma compra emergencial de doses, porém sem previsão para o envio de novas remessas.

Diante do cenário, a Prefeitura de Uberlândia notificou a Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), solicitando que interfira junto ao Ministério da Saúde para revisar a quantidade de vacinas enviadas ao município.

A administração municipal ressaltou a importância estratégica de Uberlândia, que possui um alto fluxo de pessoas e depende dessas doses para garantir a atualização do cartão vacinal da população.

Locais de vacinação contra febre amarela:

•   UAI Martins
•   Cantinho da Saúde (Terminal Central)

A vacinação estará disponível enquanto durarem os estoques.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile