Vai e vem: apagões constantes deixam população de Uberlândia insatisfeita

Moradores reclamam de oscilações e interrupções no fornecimento de energia, impactando a rotina e gerando prejuízos.

Foto: Divulgação/Regionalzão

Os moradores de Uberlândia e do Triângulo Mineiro enfrentam constantes apagões, que se tornaram frequentes nos últimos dias. Isso tem gerado muitos transtornos e prejuízos. Com a crescente dependência de eletricidade para carregar celulares, utilizar eletrodomésticos e até abastecer carros elétricos, a situação fica ainda mais difícil.

Diversas reclamações sobre oscilações e interrupções no fornecimento de energia chegaram à nossa redação. A população está insatisfeita com a qualidade do serviço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e questiona a falta de planejamento para atender à demanda.

Um levantamento inédito sobre ações judiciais relacionadas a problemas no fornecimento de energia em Minas Gerais revela um cenário preocupante. Em 2024, surgem 18 novos processos por dia, o que demonstra a insatisfação dos consumidores com os serviços das concessionárias.

Esses dados foram obtidos por meio de um levantamento com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que consolida informações das tabelas de gestão processual.

Posicionamento da Cemig

A cemig informa que as ocorrências na rede elétrica de Uberlândia registradas nos últimos dias foram interrupções pontuais causadas pelas chuvas, acompanhadas de rajadas de vento. As ocorrências foram prontamente atendidas, e o sistema elétrico opera dentro da normalidade neste momento.

A Cemig destaca que este é o maior ciclo de investimentos de sua história, destinando recursos da ordem de 50 bilhões entre 2019 e 2028 em novas subestações, equipamentos e linhas. Esses investimentos já benefiaram de forma direta o município de Uberlândia, que recebeu recentemente incremento de 15% na oferta de energia com a entrega de uma nova subestação, e outros investimentos estão em andamento para atender os atuais e novos clientes.

A empresa reforça que segue trabalhando incessantemente para melhorar os padrões técnicos e regulatórios com respeito à segurança de seus colaboradores e da população, levando uma energia de qualidade aos mineiros e mineiras.

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