Aena investirá mais de meio bilhão de Reais para ampliação dos aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros

As obras no aeroporto de Uberlândia preveem a construção de um novo terminal de passageiros, que ampliará a capacidade para 2 milhões de usuários por ano

Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em UberlândiaFoto: Aena Brasil

A operadora Arena, responsável pela gestão dos aeroportos em Uberlândia, Uberaba, ambos no Triângulo Mineiro, e Montes Claros, no Norte de Minas, anunciou uma série de obras de ampliações que começará no próximo ano. Os investimentos previstos superam meio bilhão de Reais até 2026.

Em 2025, serão investidos cerca de 350 milhões de Reais nos três aeroportos. Já em 2026, outros 200 milhões são previstos de janeiro a junho. O aeroporto de Uberlândia, o principal do interior mineiro, receberá o maior valor, ficando atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos, um dos principais da América do Sul e também administrado pela Aena.

O aeroporto de Uberlândia contará com um novo terminal de passageiros, que será construído do outro lado da pista e contará com um acesso viário. Além disso, contará com um novo pátio com oito posições para aeronaves e duas pontes de embarque.

Com essas novas obras, o aeroporto da principal cidade do Triângulo Mineiro contará com mais de 10 mil metros quadrados de área estrutural, o que vai permitir que receba até 2 milhões de passageiros por ano. Atualmente, a capacidade é para cerca de 1 milhão de passageiros anualmente.

O diretor de Relações Internacionais e Comunicação da Aena Brasil, Marcelo Bento, explica que as obras fazem parte de ações para resolução de problemas detectados no primeiro ano de gestão: “Para ter um aeroporto dentro do patamar mais seguro possível precisamos de um novo terminal. Neste primeiro ano, tivemos o desafio de identificar pontos de fragilidade e melhorias para podermos avançar”, afirma Bento.

Aeroporto de Uberaba

Já em Uberaba, os investimentos também devem dobrar o tamanho do aeroporto atual, chegando a 3 mil metros quadrados de estrutura e capacidade para até 100 mil passageiros por ano.

Início das obras

Segundo Marcelo Bento, o processo se encontra em licitação de construtoras e as obras devem se iniciar em janeiro de 2025. A expectativa é que ainda em outubro já tenham as empresas responsáveis definidas.

Cidades com crescimento acima da média

Os investimentos, segundo Bento, seguem o crescimentos das 3 cidades do interior mineiro onde a Aena atua. Uberlândia, Uberaba e Montes Claros apresentam expansão econômica acima da média nacional, com grande potencial de avanço nos segmentos de agronegócio, construção e logística.

Com esses investimentos, a Aena pretende atrair mais voos para as cidades, uma decisão estratégica das companhias aéreas que operam no país, que analisam a estrutura dos aeroportos e a demanda de passageiros. Dentre as novas rotas, estão Uberlândia – Brasília, além do aumento do número de voos entre Uberlândia e Recife, que hoje só acontecem aos fins-de-semana.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile