A eleição de segundo turno para prefeito está sendo realizada neste domingo (27), com eleitores de 15 capitais e 36 municípios indo às urnas para decidir os próximos prefeitos que governarão pelos próximos quatro anos. Em Uberaba, mais de 170 mil eleitores são esperados para escolher entre Elisa, atual prefeita, e Tony. A votação se iniciou às 8h e se estende até as 17h, no horário de Brasília.
Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adota horário unificado nas eleições municipais, uma medida já implementada nas Eleições Gerais de 2022. Eleitores de regiões com fusos horários diferentes, como Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), devem observar o horário local das 7h às 16h.
A Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição independente, portanto, quem não votou no primeiro turno pode participar do segundo. A ausência nos dois turnos, no entanto, exige justificativa em ambos. O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. Em 2024, o prazo para regularizar o título eleitoral foi até 8 de maio.
Neste segundo turno, quase 34 milhões de eleitores devem comparecer às urnas. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como e-Título, RG, passaporte, carteira de trabalho ou CNH. O título eleitoral, apesar de não obrigatório, facilita a consulta do local de votação e está disponível no aplicativo e-Título, que pôde ser baixado até sábado (26).
Para garantir o sigilo do voto, aparelhos eletrônicos, como celulares, devem ser deixados com os mesários antes de entrar na cabine de votação. Em algumas seções, detectores de metal podem ser usados para reforçar a segurança. É permitido levar a “colinha” com o número dos candidatos, e também manifestar apoio a candidatos individualmente e de forma silenciosa, com o uso de adesivos, camisetas e broches. Contudo, aglomerações, uso de alto-falantes e propaganda de boca de urna são crimes eleitorais.
O porte de armas e munição está proibido para colecionadores, atiradores e caçadores das 24 horas antes até as 24 horas após o pleito, incluindo locais sem segundo turno. A exceção é para agentes de segurança em serviço.
A Constituição Federal estabelece o segundo turno em municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato obteve maioria absoluta no primeiro turno. Em cidades menores, a eleição é decidida em turno único, com a vitória do candidato com mais votos válidos.
Neste ano, 51 municípios terão segundo turno para prefeito, incluindo capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), além de outras cidades como Anápolis (GO), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG).