O meio-campista espanhol Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24 nesta segunda-feira (28), conquistando a Bola de Ouro, prêmio concedido pela revista France Football.
O atleta do Manchester City e da seleção da Espanha desbancou o brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, que era visto como o grande favorito ao prêmio.
A decisão gerou polêmica e levou o Real Madrid a boicotar o evento na França, após o jornalista Fabrizio Romano revelar antecipadamente que Vini Jr. não seria o vencedor.
Como resposta, o clube espanhol não enviou representantes, incluindo jogadores e o presidente Florentino Pérez.
Temporada
Rodri teve uma temporada brilhante, sendo fundamental nas conquistas do Manchester City e da seleção espanhola, somando os títulos da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes, Eurocopa e Premier League.
Além das conquistas coletivas, o meio-campista foi eleito o melhor jogador no Mundial de Clubes e na Eurocopa, consolidando sua posição entre os maiores nomes do futebol global.
Recorde de invencibilidade
Rodri registrou números impressionantes para sua posição: 12 gols e 14 assistências. Ele também alcançou um recorde de invencibilidade, tornando-se o jogador com a maior sequência de partidas sem perder, com 74 jogos, o equivalente a cerca de 475 dias sem derrota.
Mesmo com seu desempenho, Rodri não foi incluído na seleção da Champions League, torneio em que seu time foi eliminado pelo Real Madrid, de Vini Jr.
Além disso, ele não figurou entre os indicados ao prêmio de melhor jogador da Premier League, vencido por seu companheiro de time Phil Foden.