A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei 4306/19, que propõe a criação da Central do Jovem Trabalhador Inovador (CJTI).
O projeto visa estabelecer um sistema nacional para centralizar informações sobre oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional oferecidos por instituições públicas e privadas.
A proposta sugere que a CJTI funcione como um banco de dados compartilhado entre diferentes esferas governamentais – União, estados, Distrito Federal e municípios – para reunir informações dos jovens inscritos em vagas de emprego e cursos.
O sistema permitirá o acesso a oportunidades de trabalho remoto e cursos a distância, onde essa modalidade estiver disponível.
Idealizada pelos deputados Zé Vitor (PL-MG), Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), a iniciativa propõe uma alteração no Estatuto da Juventude para facilitar a inserção dos jovens no mercado. Segundo Zé Vitor, a CJTI representará uma ferramenta inclusiva de capacitação e ampliação das chances de emprego para milhões de jovens.