Um acidente aéreo ocorreu na manhã desta sexta-feira (1º) em Pirassununga, São Paulo, envolvendo duas aeronaves T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante um voo de treinamento, as aeronaves colidiram em uma área de mata próxima à Rodovia Anhanguera.
As duas aeronaves servem para a instrução de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). A colisão causou danos ao avião pilotado por uma cadete, que, devido à gravidade dos danos estruturais, conseguiu ejetar da aeronave. Um helicóptero Airbus H125M (H-50 Esquilo) da FAB, já posicionado para resgate, atendeu rapidamente a cadete. Ela foi levada para um centro de atendimento médico e, felizmente, está em boas condições de saúde.
O segundo T-27, pilotado por um oficial superior, também sofreu danos, especialmente na hélice. No entanto, o oficial conseguiu pousar com segurança nas instalações da AFA. Tanto a cadete quanto o oficial passaram por avaliação médica e estão bem.
Imagens do acidente, incluindo a explosão no momento do impacto, circulam nas redes sociais. O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou a ocorrência do acidente e destacou que a equipe da FAB realizou o resgate.
As informações preliminares indicam que as aeronaves realizavam manobras em formação durante um treinamento de rotina quando o leme do avião da cadete colidiu com a hélice da outra aeronave, resultando na queda de uma delas.