A Prefeitura de Uberlândia autorizou, nesta sexta-feira (1º), o início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, com previsão de conclusão até 2026.
O termo de anuência foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão, junto à secretária de Planejamento Urbano, Roberta Braga, e entregue ao diretor do aeroporto, Lúcio Flávio Fonseca, no Centro Administrativo Municipal.
Com o projeto, que inclui melhorias significativas na infraestrutura do terminal, a concessionária Aena Brasil espera aumentar a capacidade de atendimento do aeroporto para até 2,15 milhões de passageiros por ano.
A obra, cuja previsão de início é para janeiro de 2025, contará com a construção de novas pistas de rolagem, um pátio adicional para aviação comercial com oito posições, um novo terminal de passageiros com 10 mil metros quadrados, pontes de embarque, 22 posições de check-in, além de novos acessos viários, entre outras modernizações.
A Aena Brasil assumiu a concessão do aeroporto em junho de 2023, com um contrato de 30 anos, e, desde então, promoveu uma série de melhorias operacionais, incluindo a instalação de rede wi-fi, novos balcões de informações, sinalização moderna, sistemas de proteção para balizamento, e reformas em estruturas e equipamentos de uso comum.
Em abril deste ano, o terminal conquistou o prêmio de melhor aeroporto regional do Sudeste, superando concorrentes como Ribeirão Preto (SP), Montes Claros (MG) e Bauru (SP), em avaliação da Secretaria Nacional da Aviação Civil.
O aeroporto de Uberlândia também se destacou em movimentação de passageiros, com um crescimento de quase 35% entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, o maior entre os 11 aeroportos administrados pela Aena Brasil no país.