A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou nesta segunda-feira (4) a Campanha Estadual de Multivacinação, com o objetivo de atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha, que segue até 29 de novembro, visa garantir uma ampla cobertura vacinal no estado, protegendo o público-alvo contra diversas doenças.
Para reforçar a importância da vacinação, a campanha terá o Dia D em 23 de novembro, quando unidades de saúde em todo o estado estarão mobilizadas para intensificar a atualização das vacinas. “Mais de 1,9 milhão de doses foram distribuídas para o público-alvo. Assim, quem não tiver registrado, por qualquer motivo, as doses do calendário nacional poderá atualizar seu documento vacinal”, afirma Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.
Entre as vacinas oferecidas estão doses contra doenças como tríplice viral, hepatite B, HPV, hepatite A, rotavírus, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid-19.
Avanços na Cobertura Vacinal em Minas Gerais
Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indicam que Minas Gerais tem avançado na cobertura vacinal. Em 2023, a vacina meningocócica C alcançou 97,05% de cobertura, e de janeiro a setembro de 2024, subiu para 104,15%, superando a meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde. Além disso, a primeira dose (D1) da tríplice viral aumentou de 90,11% em 2023 para 106,19% em 2024.
A coordenadora estadual do Programa de Imunização, Josianne Dias Gusmão, ressalta a importância de manter o engajamento, especialmente em vacinas como a de febre amarela, cuja cobertura em menores de 1 ano está em 87,51%, abaixo da meta de 95%. “A imunização é fundamental para prevenir doenças. Além disso, a ausência do documento vacinal não impede a vacinação, pois basta que o usuário procure a unidade de saúde mais próxima com um documento de identidade”, orienta Josianne.
Investimentos para Aumentar a Cobertura Vacinal
A SES-MG busca ampliar a vacinação com o Programa Vacina Mais Minas, que inclui estratégias como vacinação extramuros e vacimóveis. Desde 2023, foram investidos R$ 165 milhões para levar a vacinação a locais como escolas. Além disso, os vacimóveis — unidades móveis de vacinação — receberam investimentos de mais de R$ 100 milhões. Até o momento, 123 vacimóveis foram distribuídos para 77 municípios e consórcios intermunicipais de saúde.
Danielle Deodoro, mãe de Maria Clara, de 9 meses, ressalta a importância do fácil acesso às vacinas. “É essencial contar com a avaliação dos profissionais de saúde para garantir que minha filha receba as doses certas para a idade dela.”
Por fim, Eduardo Prosdocimi reforça o apelo aos responsáveis para que levem suas crianças e adolescentes às unidades de saúde. “A SES-MG se empenhou para garantir as doses e planejar a campanha. Agora, cabe aos responsáveis comparecer à UBS mais próxima para a vacinação”, finaliza o subsecretário.