Ad image

- ANÚNCIO -

Prefeitura de Uberlândia lança mutirão de saúde para homens durante ‘Novembro Azul’

A campanha visa o combate e a prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças mais incidentes e fatais entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Tainá Camila

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na tarde desta segunda-feira (4), em evento realizado no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, anunciou o lançamento da campanha “Novembro Azul” 2024, destacando um novo mutirão de saúde voltado ao público masculino.

A campanha visa o combate e a prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças mais incidentes e fatais entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A ação municipal, realizada pela Secretaria de Saúde, oferecerá 400 consultas em urologia, 600 exames de ultrassonografia de próstata e 100 cirurgias de prostatectomia e ressecção de próstata. “A nossa gestão busca garantir que a população tenha acesso ao necessário para viver com qualidade. Assim como no Outubro Rosa, agora é a vez dos homens também cuidarem da própria saúde. Queremos que essa atenção e responsabilidade ao autocuidado sejam para todos”, afirmou o prefeito.

Durante a cerimônia de lançamento, foi apresentada a linha de cuidados voltada ao câncer de próstata, que ampliará o acesso de pacientes aos exames e consultas em casos suspeitos ou confirmados da doença. Os atendimentos serão organizados pela Central Municipal de Regulação, que entrará em contato com os pacientes para comunicar datas e horários dos procedimentos.

O foco principal do mutirão são pacientes que apresentem indicação de hipertrofia de próstata ou suspeita de câncer. As ultrassonografias e as cirurgias serão direcionadas especialmente para os casos mais graves, classificados em vermelho, reforçando a prioridade no atendimento e o cuidado com a saúde masculina.

Além dos atendimentos, os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Uberlândia realizarão atividades informativas com o público masculino, com o intuito de desmistificar os exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce. Entre as estratégias adotadas, estão palestras nas salas de espera das UBSs, orientando os pacientes sobre prevenção e os benefícios do tratamento precoce.

A campanha “Novembro Azul” busca conscientizar a população masculina sobre a importância do autocuidado e combate ao preconceito que ainda envolve os exames de prevenção.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile