A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) intensificou suas operações de combate ao tráfico de drogas e, em outubro de 2024, apreendeu cerca de 30 toneladas de entorpecentes no estado. As ações resultaram na retirada de circulação de aproximadamente 58 mil buchas e cigarros de maconha, mais de 24 mil tabletes e barras da mesma substância, além de 107 mil papelotes e pinos de cocaína, 48,6 mil pedras de crack e mais de 3,7 mil quilos de cocaína em pó.
As apreensões são o resultado de um serviço de inteligência sistemático da PMMG, que realiza operações preventivas e repressivas em todo o estado, colaborando com outras agências e órgãos estaduais. “Desenvolvemos e continuaremos promovendo ações para desmantelar quadrilhas que tentam se instalar ou promover atividades criminosas contra o povo mineiro”, afirma a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.
A PMMG divulgou algumas das principais operações realizadas em outubro. Em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, a inteligência policial indicou uma grande transação de drogas às margens da rodovia BR-494. Na quinta-feira (31/10), militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) apreenderam cerca de uma tonelada de maconha no local.
Na quarta-feira (30/10), em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, a PM apreendeu cerca de 450 quilos de drogas na MG-050, com o suporte da aeronave Pégasus e de militares do 43º batalhão.
No dia 18/10, aproximadamente 500 barras de maconha foram retiradas de circulação em Belo Horizonte e Contagem, após a PM receber informações sobre uma grande quantidade de drogas que seria distribuída na Grande BH.
Em 15/10, a 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente, deteve diversos materiais ilícitos em um laboratório de produção de drogas localizado em um sítio próximo ao município de Rio Piracicaba, na região Central.
Durante a operação Guardiões da Lei, em Varginha, no Sul de Minas, no dia 11/10, policiais do 24º batalhão abordaram uma carreta carregada com aproximadamente 10 toneladas de drogas.
No total, em 2023, a PMMG apreendeu 33 toneladas de maconha apenas nas rodovias do estado. De janeiro até agora em 2024, a corporação já conseguiu retirar de circulação cerca de 70 toneladas de maconha.
“Quando a PM realiza um trabalho contínuo de combate ao narcotráfico, além do prejuízo à atividade criminosa, há um impacto positivo na prevenção ao homicídio e, consequentemente, na preservação de vidas”, conclui a major Layla Brunnela.