Uberlândia será palco de uma celebração da cultura e tradição mineira no próximo domingo, 10 de novembro, com o espetáculo “ComSertão Mineiro”, a partir das 19h, na Acrópole.
O evento, que destaca clássicos da música caipira, sertaneja e da MPB, além de performances de catira, promete emocionar o público com interpretações que vão de Tião Carreiro a Jota Quest, todas adaptadas para a viola caipira.
A entrada é gratuita, sendo necessária a doação de 1 litro de leite longa vida, que poderá ser trocada pelo ingresso a partir das 17h, no local do evento.
A apresentação será conduzida pela Orquestra Viola das Gerais, de Uberlândia, e contará com um repertório variado, passando por músicas tradicionais, canções populares mineiras e adaptações de artistas contemporâneos. A produção é assinada por Tarcísio Manuvéi, violeiro e produtor cultural dedicado à valorização da cultura mineira.
Para ele, o espetáculo é uma oportunidade de mostrar a versatilidade da viola em diferentes gêneros e de valorizar a memória cultural de Minas Gerais. “Conseguimos mostrar a versatilidade da viola caipira em diferentes contextos musicais e apresentar ao público composições merecedoras de maior reconhecimento”, afirmou.
Além da Orquestra Viola das Gerais, o evento contará com a presença de artistas como Luiz Mazza, Bruno Takashy, Felipe Resende, Erick Viola, e o próprio Tarcísio Manuvéi, ao lado de violeiros renomados de várias regiões, como Gerson Curió, de São Paulo, e Márcio Pimenta, de São Gotardo.
Violeiras como Ana Eliza, Larissa e Helena também se apresentarão, trazendo a força feminina para o palco, ao lado dos músicos Odelmo Andrade (violão), Paulo Cezar (contrabaixo) e Cajuzinho (bateria).
As apresentações de catira, dança tradicional tipicamente mineira, ficarão por conta dos grupos femininos Raízes do Sertão e Solas de Ouro. Este espetáculo será marcado pela presença exclusiva de mulheres, reforçando a diversidade e a inclusão na cultura mineira.
Como parte das ações sociais do projeto, foram oferecidas oficinas gratuitas de viola e violão para a comunidade de Uberlândia. Os alunos dessas oficinas terão a chance de se apresentar ao lado da Orquestra Viola das Gerais, proporcionando uma experiência de aprendizado e valorização da arte local.
“Esses encontros são fundamentais para incentivar os jovens. Dividir o palco com artistas experientes é uma forma de aprimorar ainda mais a arte de crianças, jovens e adultos”, acrescenta Manuvéi.
O espetáculo “ComSertão Mineiro” conta com o patrocínio da Cemig e apoio do Governo de Minas, Sesc Mesa Brasil, TV Integração e Rádio Cultura FM. O evento também contará com intérprete de Libras para acessibilidade e