No último domingo (3), a prova de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe uma questão que destacou o projeto educativo sobre memes e fake news da professora Gilda das Graças e Silva, de 48 anos.
A educadora, que atualmente leciona língua portuguesa na Secretaria de Educação do Distrito Federal, desenvolveu o projeto durante seu mestrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 2016 e 2018.
O projeto, citado na questão do Enem, convidou os candidatos a refletirem sobre a influência dos memes no cotidiano e, especialmente, nas redes sociais. Durante o mestrado na UFU, Gilda pesquisou gêneros de linguagem e explorou como usá-los para transformar o ensino da língua portuguesa.
Seu estudo demonstrou que a leitura crítica não se limita à linguagem escrita tradicional, mas deve incluir também os conteúdos digitais, como memes, que já faziam parte do cotidiano dos estudantes.
“A ideia era mostrar aos alunos que, por trás da aparente descontração dos memes, há sentidos ocultos e que, muitas vezes, contribuem para a propagação de fake news e preconceitos”, explica a professora. Com isso, Gilda criou um projeto pedagógico para auxiliar professores a abordar essa linguagem nas salas de aula, disponível no site da UFU.
Uberlândia como centro de inovação no ensino
O projeto ganhou força ao ser implementado em uma escola de Samambaia, no Distrito Federal, e, posteriormente, expandiu-se para outras instituições. A proposta foi bem acolhida, tanto pelos alunos, que demonstraram engajamento, quanto pelo corpo pedagógico, que apoiou o uso de memes como ferramenta de aprendizado crítico.
Uberlândia, cidade-sede da UFU, se destaca assim como um importante polo de inovação educacional, onde pesquisas como a de Gilda se desenvolvem e trazem impactos concretos para a educação brasileira. A cidade é reconhecida pela qualidade dos cursos da UFU, que atraem estudantes e profissionais de várias regiões do país, motivados pelo compromisso com o avanço acadêmico e social.
O impacto da pesquisa e a realização pessoal
Gilda, com 28 anos de carreira e atualmente lecionando em duas escolas de Taguatinga, compartilha que a menção ao projeto no Enem foi motivo de grande emoção e orgulho. Durante o período de mestrado na UFU, ela enfrentou desafios, dividindo-se entre os estudos em Uberlândia, o trabalho e os cuidados com a família no Distrito Federal.
“Foi uma fase intensa, com muitas viagens e sacrifícios, mas ver essa menção no Enem trouxe uma gratidão imensa e reforçou a importância do que fazemos na educação”, afirma.
Ela ressalta a relevância do Enem ao valorizar temas críticos e atuais como fake news, além de proporcionar visibilidade para iniciativas educacionais inovadoras. “Saber que o exame destacou meu projeto é uma alegria e uma satisfação indescritível”, conclui.
A UFU e Uberlândia, através de iniciativas como essa, reafirmam seu compromisso com a formação de uma educação mais crítica, alinhada às demandas da era digital e comprometida com a transformação social.