O Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgaram, nesta quinta-feira (7), as cidades que receberão apoio para celebrar o Natal de forma especial em 2024.
Uberlândia está entre os 25 municípios selecionados no edital Natal da Mineiridade Cemig, que destinará R$ 5 milhões para financiar decorações, projeções luminosas e apresentações culturais.
Os recursos serão aplicados em exposições de presépios, shows musicais e eventos de dança, valorizando a cultura mineira e promovendo o turismo local. “Esse projeto realça o jeito único com que Minas celebra o Natal e impulsiona o turismo nas cidades do estado, que cresce a cada dia.
A novidade deste ano é que 90% do valor será destinado ao interior de Minas”, afirmou o governador em exercício, Professor Mateus. Ele destacou que o objetivo é fortalecer o turismo e a economia, além de gerar empregos e renda.
Além de Uberlândia, outras cidades contempladas incluem Belo Horizonte, Carlos Chagas, Congonhas, Divinópolis, Diamantina, Gonçalves, Grão Mogol, Guaxupé, Iguatama, Itapecerica, Lavras, Mariana, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pedra do Indaiá, Pimenta, São João Del-Rei, São Lourenço, Tiradentes, Três Marias e Viçosa. Em Belo Horizonte, o Palácio da Liberdade ganhará uma decoração especial, além de abrigar atrações culturais, principalmente voltadas para o público infantil.
Segundo Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, o projeto Natal da Mineiridade reforça o apoio da empresa à cultura mineira e à descentralização dos recursos para beneficiar diversas cidades.
“Como a maior patrocinadora da cultura no estado, a Cemig reafirma o seu compromisso ao destinar, mais uma vez, recursos para as atrações natalinas. A cada ano, ampliamos nosso apoio para atingir mais pessoas, promovendo o turismo e gerando emprego e renda”, afirmou.
A iniciativa celebra as tradições natalinas de Minas Gerais, promovendo experiências únicas para moradores e visitantes e consolidando as cidades mineiras como destinos turísticos atrativos durante o período de festas.