A Prefeitura de Ituiutaba iniciou nesta sexta-feira, 8 de novembro, uma operação emergencial para atender às vítimas dos danos causados pelas fortes chuvas que atingem o município desde a última quinta-feira, 7 de novembro.
A operação conta com o empenho de diversas secretarias municipais, como as de Obras e Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e da Causa Animal, e de Desenvolvimento Social, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Ocorrências
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as ocorrências registradas entre as 20h de quinta-feira e as 8h de sexta-feira foram as seguintes: três desabamentos, dois salvamentos de pessoas ilhadas e em alagamentos, uma árvore que caiu em residência, outra que caiu em via pública e três vistorias em áreas de risco de desmoronamento e desabamento, mas sem feridos.
Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social, em ação conjunta com outras equipes, visitou as famílias afetadas pelas chuvas para oferecer apoio imediato. O objetivo da visita foi orientar as famílias sobre as medidas necessárias para a segurança e bem-estar, além de oferecer o acolhimento provisório até que todas as providências possam ser tomadas. Durante a visita, foram concedidos benefícios eventuais, como cestas básicas e cobertores.
Equipes também foram direcionadas ao Cemitério Parque da Saudade, onde parte da estrutura de um muro cedeu devido ao grande volume de água. Bolsões e curvas de nível estão sendo providenciados pela força-tarefa no local.
Contato
A Prefeitura de Ituiutaba reforça a importância de agir com cautela e pede para que os moradores do município fiquem atentos às orientações de segurança. Aqueles que desejam ajudar as famílias afetadas podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone (34) 3271-8130.
A operação continua em andamento, com foco na assistência às vítimas e na recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas.
Dicas de prevenção:
- Não atravesse a enxurrada
- Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos
- Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível.
- Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação.
- Atenção motorista! Em caso de fortes chuvas, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água!
- Em caso de emergência, ligue: 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.