- ANÚNCIO -

Uberlândia tem a 4ª maior favela de MG, segundo IBGE

No total, Uberlândia conta com mais de 32.000 moradores de favelas, distribuídos em 24 territórios com tal classificação pelo IBGE

Eloi Naves
Moradia precária em Uberlândia/MGFoto: Divulgação

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou nesta sexta-feira um relatório sobre as favelas e comunidades periféricas do Brasil. Segundo os dados, Minas Gerais tem 653 favelas, sendo o sexto estado com maior número, atrás de São Paulo, Rio de Janeito, Pernambuco, Pará e Ceará.

Somente em Uberlândia, são 24 favelas ou comunidades periféricas, sendo a sétima cidade no estado com maior número. Naturalmente, a capital Belo Horizonte é a que mais possui favelas, com 218 ao total, seguido por Contagem (49), Riberião das Neves (37), Juiz de Fora (37), Betim (33) e Montes Claros (27).

Em Uberlândia, o IBGE aponta que a maior favela é a Integração, que conta com 13.155 moradores, sendo a quarta mais populosa do estado. A maior é o Jardim Terezópolis, que fica em Betim, na região metropolitana de BH. Em segundo, a Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, com 14.704 habitantes. Em terceiro, o Conjunto Taquaril, também em Belo Horizonte, que conta com 14.019 moradores.

Os dados foram coletados durante o Censo de 2022 e apontam que mais de 32 mil pessoas em Uberlândia habitam em favelas. Além da Integração, destaca-se também o Glória (assentamento Élisson Prieto), Fidel Castro, Maná e Santa Clara.

Compartilhe este artigo
1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile