Ad image

- ANÚNCIO -

Uberlândia: programa de coleta seletiva do Dmae é finalista em prêmio de sustentabilidade federal

Além disso, o programa já alcançou mais de 120 mil pessoas por meio de treinamentos, palestras, ações de conscientização e visitas técnicas.

Tainá Camila
Imagem: Divulgação/DMAE

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Programa Municipal de Coleta Seletiva, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, está entre os quatro finalistas da 10ª edição do Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), na categoria “Gestão adequada dos resíduos gerados”.

O prêmio, promovido pelo governo federal, reconhece práticas de sustentabilidade na administração pública, e o vencedor será anunciado no encerramento do 13º Fórum A3P, que acontecerá em Brasília entre 26 e 28 de novembro.

O coordenador do Núcleo de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, destaca o impacto ambiental e social do programa, que atende 100% das áreas urbanas e rurais de Uberlândia.

“O programa de Coleta Seletiva muito nos orgulha pelos impactos ambiental e social que ele nos ajuda a promover na cidade. Ele está disponível em 100% das regiões urbanas e rurais e ajuda na redução da quantidade de resíduos sólidos que são encaminhados ao aterro sanitário e que podem ser reciclados, gerando uma diminuição do impacto ambiental e aumento na renda dos catadores autônomos e associações”, afirmou.

Desde seu início, em 2017, o programa já desviou mais de 32 mil toneladas de recicláveis do aterro sanitário. Os materiais recolhidos são distribuídos entre seis associações e cooperativas, que os vendem para indústrias de reciclagem.

Além disso, o programa já alcançou mais de 120 mil pessoas por meio de treinamentos, palestras, ações de conscientização e visitas técnicas.

Os benefícios ambientais do programa são significativos: estima-se que as quantidades recicladas equivalem à preservação de 280 mil árvores, à economia de 38,7 mil litros de petróleo e à redução de 20,5 mil toneladas de emissões de CO2, entre outros impactos.

Outro reconhecimento: Prêmio “Impactos Positivos” para o Programa Escola Água Cidadã

Na última semana, o Dmae também conquistou o prêmio nacional “Impactos Positivos”, na categoria “Grandes e médias empresas”, pelo Programa Escola Água Cidadã (Peac), que promove o uso consciente da água.

Somente em 2024, o Peac já beneficiou mais de 30 mil pessoas com ações educativas, reforçando o compromisso da autarquia com a sustentabilidade e a educação ambiental.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile