Nas eleições municipais de 2024 em Minas Gerais, os candidatos a prefeitos e vereadores aumentaram e muito os investimentos em redes sociais.
Em comparação com 2020, os gastos quase triplicaram, atingindo R$ 27 milhões, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados até 13 de novembro.
Esse valor representa crescimento, já que em 2020 o valor investido foi de R$ 10 milhões. Importante destacar que esses números ainda estão sendo atualizados devido aos processos de prestação de contas.
Meta beneficiada
A Meta (anteriormente conhecida como Facebook) foi a maior beneficiada, recebendo quase R$ 17 milhões dos candidatos em Minas Gerais.
Especialistas observam que o uso dessas plataformas não se limita apenas ao período eleitoral, mas permanece forte ao longo do tempo, principalmente entre políticos de direita.
O impulsionamento de conteúdo, que envolve o pagamento para ampliar o alcance de publicações nas redes sociais, tornou-se uma estratégia comum nas campanhas.
A Justiça Eleitoral autoriza o impulsionamento durante a eleição, e os custos são contabilizados na prestação de contas dos candidatos.
O aumento do uso das redes sociais está diretamente ligado à “plataformização”, termo que descreve a crescente presença das plataformas digitais em diversas áreas, como trabalho, cultura e política.
Publicidade impressa
Apesar do crescimento no uso das redes sociais, a publicidade impressa continua sendo a maior despesa dos candidatos.
Em 2024, os investimentos em material impresso atingiram quase R$ 130 milhões, com um crescimento menos acentuado que o impulsionamento digital.
Em 2020, os gastos com publicidade impressa foram de pouco mais de R$ 78 milhões.