- ANÚNCIO -

Prefeitura de Uberlândia apresenta Plano de Emergência Pluviométrica 2024/2025

O documento, disponível no Portal da Prefeitura, reúne estratégias elaboradas em conjunto com diversas secretarias e órgãos parceiros para estabelecer medidas preventivas, de resposta e de recuperação diante das adversidades climáticas.

Tainá Camila
Foto: Adelino Júnior/Regionalzão

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com o objetivo de minimizar os impactos do período chuvoso, a Prefeitura de Uberlândia lançou nesta quinta-feira (21) a nova cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2024/2025.

A apresentação foi conduzida pelo prefeito Odelmo Leão durante reunião da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), realizada no Centro Administrativo Municipal.

O documento, disponível no Portal da Prefeitura, reúne estratégias elaboradas em conjunto com diversas secretarias e órgãos parceiros para estabelecer medidas preventivas, de resposta e de recuperação diante das adversidades climáticas.

“O aumento da intensidade dos fenômenos climáticos e a antecipação das chuvas reforçam a importância do planejamento. Desde o início deste período chuvoso, Uberlândia tem registrado índices elevados de precipitação. A represa do Camaru, por exemplo, já tem sido eficaz na contenção de volumes significativos de água na região Sul. Além disso, reforçamos ações como a limpeza de vias e bocas de lobo, com equipes de prontidão 24 horas para atender à população”, destacou o prefeito.

Estrutura integrada

A Compdec é composta por diversas secretarias municipais, incluindo as de Segurança Integrada, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Trânsito e Transportes, entre outras, além de órgãos estaduais e federais, como o Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Rodoviária, e o Instituto de Geografia da UFU.

Juntos, esses atores atuam de forma coordenada para enfrentar situações críticas, como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

Orientações à população

A Defesa Civil também reforça cuidados para dias de chuva. Motoristas devem evitar trafegar por regiões baixas, especialmente nas avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira, áreas mais suscetíveis a alagamentos.

É recomendável não estacionar veículos próximos a árvores antigas ou redes elétricas durante tempestades.

Em situações de emergência, a população pode acionar:
• Defesa Civil: 199
• Corpo de Bombeiros: 193
• Polícia Militar: 190

Para acessar a cartilha completa e mais informações sobre o PEP, basta visitar o Portal da Prefeitura de Uberlândia.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile