A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (22), a consulta ao lote da malha fina de novembro. O pagamento será no dia 29.
A partir das 10h, cerca de 220 mil contribuintes que regularizaram as pendências com o Fisco saberão se têm direito à restituição.
Entre os beneficiados estão 8,6 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Além disso, o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Critérios de prioridade
A maior parte dos prioritários (88.246 contribuintes) informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.
Desde o ano passado, a chave Pix garante prioridade no pagamento.
Além disso, 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos também têm prioridade. Outros 8.898 contribuintes, cuja principal fonte de renda é o magistério, estão na lista. Também há 8.643 contribuintes do Rio Grande do Sul entre os prioritários.
O restante da lista é composto por 4.802 idosos com mais de 80 anos e 3.570 pessoas com deficiência ou doença grave.
Consulta e pagamento
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Se o contribuinte não estiver na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração.
Caso haja pendência, ele pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Resgate da restituição
O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Os números são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor dentro de um ano, ele deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC.
Para isso, deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.