- ANÚNCIO -

Caiu na malha fina? Receita abre consulta a lote de restituição

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

Redação Pontal

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (22), a consulta ao lote da malha fina de novembro. O pagamento será no dia 29.

A partir das 10h, cerca de 220 mil contribuintes que regularizaram as pendências com o Fisco saberão se têm direito à restituição.

Entre os beneficiados estão 8,6 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. Além disso, o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Critérios de prioridade

A maior parte dos prioritários (88.246 contribuintes) informou a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida.

Desde o ano passado, a chave Pix garante prioridade no pagamento.

Além disso, 34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos também têm prioridade. Outros 8.898 contribuintes, cuja principal fonte de renda é o magistério, estão na lista. Também há 8.643 contribuintes do Rio Grande do Sul entre os prioritários.

O restante da lista é composto por 4.802 idosos com mais de 80 anos e 3.570 pessoas com deficiência ou doença grave.

Consulta e pagamento

Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

Se o contribuinte não estiver na lista, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração.

Caso haja pendência, ele pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Resgate da restituição

O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, acessando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.

Os números são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor dentro de um ano, ele deverá solicitar a restituição no Portal e-CAC.

Para isso, deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile