O deputado estadual de São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) lançou recentemente uma plataforma digital chamada “Janjômetro“, dedicada a monitorar os gastos da primeira-dama Janja Lula da Silva. Segundo Zacarias, a ferramenta utiliza informações provenientes do Diário Oficial da União (DOU) e do Portal da Transparência para compilar despesas públicas atribuídas a Janja, especialmente relacionadas a viagens.
Além de exibir dados reportados por veículos de comunicação, o site permite que os usuários sugiram novas despesas, submetendo informações baseadas em fontes públicas. Para acessar a plataforma, é necessário realizar um cadastro com nome, e-mail e telefone. Após a verificação do e-mail, os usuários podem explorar uma espécie de clipping de notícias, além de serem direcionados a um grupo no WhatsApp criado para discussões relacionadas ao tema.
Nas redes sociais, Zacarias afirma que tem recebido ameaças de pessoas ligadas ao governo federal e relatou bloqueio pela própria primeira-dama. “Recebi ataques de todos os lados e até mesmo de ministros do governo federal”, escreveu. O deputado também é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), no qual se declara como uma das principais vozes da organização.
A equipe da primeira-dama não respondeu aos questionamentos feitos por veículos de comunicação até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.