Navegar na internet, jogar online, passar muitas horas conectados às redes sociais e assistir conteúdo streaming em multiplataformas, essas são atividades que definitivamente tomaram conta da rotina de lazer de muitos brasileiros.
De acordo com o “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users”, realizado em uma parceria entre a Meltwater e a We Are Social, o Brasil está entre os países em que os usuários passam mais tempo conectados à internet.
O relatório aponta que o nosso país ocupa o segundo posto no ranking de tempo médio diário gasto na internet por seus habitantes, com média de 9h13. O Brasil fica apenas atrás da África do Sul nesse quesito — os usuários sul-africanos ficam, em média, 9h24 conectados diariamente.
Os brasileiros adoram as redes sociais
Além do tempo médio geral gasto na internet, um dos principais pontos que chamaram a atenção no “Relatório Digital 2024: 5 billion social media users” é que o Brasil está no top 3 dos países mais engajados em redes sociais, com os usuários brasileiros conectados 3h37 diariamente.
Além disso, no mundo, o país se destaca como a quinta nação em termos de percentual de população que utiliza o Instagram, com 78% dos adultos engajados na rede social da Meta; empresa que também controla o Facebook e o aplicativo de mensagens WhatsApp.
Ainda vale ressaltar que, em 31 janeiro de 2024, a Meltwater e a We Are Social apontaram que o Brasil já havia passado da marca de 134 milhões de usuários no Instagram. Dado esse que faz do país uma das nações com o maior número de usuários dessa plataforma em todo o mundo.
O engajamento dos brasileiros em streaming de conteúdo
Além de estar conectada horas e mais horas nas redes sociais, não é novidade que a população brasileira ama assistir a conteúdos de streaming no tempo livre. De acordo com dados da Kantar IBOPE Media e da pesquisa Roku, 75% dos brasileiros se conectam às plataformas de streaming todos os dias.
Levando em consideração a liberdade de poder assistir conteúdos no dia e na hora que quiser e a democratização da internet no país, a alta oferta de produções disponíveis nos catálogos de atrações das plataformas de streaming é certamente umas principais razões para alto engajamento no streaming.
Assim, ter à disposição uma grande quantidade de filmes, documentários, séries, desenhos animados e transmissões esportivas ao vivo, se tornou um grande atrativo para públicos de todas as idades.
Além disso, é importante ressaltar que as plataformas de streaming líderes no mercado brasileiro, como Netflix, Globoplay, Max e Amazon Prime Video, têm investido cada vez mais em produções regionais no Brasil.
O fenômeno dos jogos eletrônicos e online no Brasil
Por fim, vamos destacar o impacto da indústria de games no país. Segundo um relatório produzido pela Newzoo (2023), consultoria de dados mundiais sobre jogos, o Brasil conta com mais de 100 milhões de gamers, número que ultrapassa o total somado de usuários de potências como Canadá, Coréia do Sul e Reino Unido.
Portanto, ainda com enorme potencial de crescimento, o fato é que o Brasil já está entre os 10 maiores mercados de games do mundo. Em 2023, o país gerou uma receita recorde de US$ 2,6 bilhões na indústria de jogos — o suficiente para ocupar o primeiro lugar do segmento em toda a América Latina.
No mais, podemos tomar como exemplo, também, o fenômeno dos jogos de poker online no Brasil e seus torneios diários. O que até alguns anos atrás era uma modalidade de cartas de nicho em nosso país, ganhou força com a expansão da internet e se tornou um esporte da mente praticado por mais de 7 milhões de brasileiros.
Não por acaso, nos últimos anos, o Brasil se consolidou como a nação mais vitoriosa no Campeonato Mundial de Poker Online (WCOOP, na sigla em inglês): o principal circuito competitivo da modalidade.
Na edição de 2024, o Brasil não só confirmou o favoritismo, como bateu o recorde de títulos de um país em uma única edição de WCOOP. Sendo assim, ao desbancar grandes potências da modalidade, os competidores brasileiros combinaram para incríveis 82 conquistas.