A Usina Miranda, em parceria com a Defesa Civil, realizará no dia 20 de dezembro um simulado prático digital, em Uberlândia. O objetivo do exercício é testar o sistema de alerta sonoro e verificar o reconhecimento, por parte da população, do sinal emitido pelo sistema, da sinalização de evacuação para rotas de fuga e dos pontos de encontro. Durante o exercício, a população localizada a jusante da Usina ouvirá a seguinte mensagem, emitida pelo sistema de alerta da Usina:
“Atenção, atenção. Este é um teste do sistema de alerta. Por favor, confirmem o recebimento do sinal sonoro através da mensagem enviada pelo WhatsApp e sigam com suas atividades normalmente. Repetindo, este é apenas um teste do sistema de alerta sonoro.”
Os moradores poderão continuar a realizar suas atividades, pois o teste não exigirá que façam nenhum deslocamento. No entanto, é importante que verifiquem seus celulares, pois receberão uma mensagem pelo WhatsApp solicitando a confirmação de que ouviram o sinal e se reconhecem as rotas de fuga disponíveis.
A iniciativa faz parte das ações preventivas na área de influência operacional da Usina e atende a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e da Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis n.º 12.334/2010 e n.º 14.066/2020) nas comunidades onde as usinas estão inseridas. É importante ressaltar que a Usina e todas as suas estruturas operam normalmente e em total segurança.