Na última sexta-feira (13), a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, prestou apoio ao Procon em uma fiscalização na Avenida Floriano Peixoto, em Uberlândia.
A operação foi motivada por denúncias de realização irregular de exames optométricos e oftalmológicos no local.
Durante a ação, os agentes identificaram a publicidade de diversos serviços supostamente irregulares.
No local, a responsável pelo estabelecimento informou manter parceria com algumas óticas e declarou ser técnica em optometria, enquanto um bacharel em optometria assinava os atendimentos.
Materiais utilizados em consultas oftalmológicas e optométricas foram localizados e apreendidos.
Além disso, em uma das óticas citadas como parceiras, foram encontradas diversas receitas prescritas pela mesma responsável, configurando, em tese, irregularidades no exercício da profissão.
A Polícia Civil destacou a possibilidade de crime de exercício ilegal da medicina (oftalmologia), embora não tenha havido flagrante no momento da fiscalização.
Os trabalhos administrativos resultaram na interdição dos estabelecimentos pelo Procon e pela Vigilância Sanitária. Documentos e imagens de receitas foram apreendidos e anexados ao boletim de ocorrência.
A investigação continua com o objetivo de identificar outros possíveis crimes contra o consumidor.
As autoridades reforçam a importância de buscar serviços em locais devidamente regulamentados para evitar riscos à saúde e garantir a qualidade dos atendimentos.