O atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, conquistará o prêmio de melhor jogador do mundo na premiação FIFA The Best. O evento acontece nesta terça-feira, às 14h (horário de Brasília), em Doha, no Catar e a informação é do Globoesporte.com.
Com a conquista, Vini Jr. se junta a grandes nomes do futebol brasileiro como Romário, Ronaldo Fenômeno (três vezes premiado), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (com dois troféus) e Kaká. A premiação da FIFA, criada em 1991, já consagrou esses jogadores em diferentes edições.
Primeiro brasileiro desde 2007
Vini Jr. se tornará o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007, quando Kakárecebeu a honraria. Em 2024, o atacante ficou na segunda colocação na premiação da Bola de Ouro.
A temporada 2023/24 foi histórica para o atacante. Ele foi campeão da Champions League e da LaLiga com o Real Madrid, atuando como principal destaque do clube espanhol. Ao longo da temporada, Vini Jr. disputou 39 partidas, marcou 24 gols e deu 11 assistências.
Real Madrid no Catar
Atualmente, o Real Madrid está no Catar para disputar a final da Copa Intercontinental contra o Pachuca, do México. A partida acontece nesta quarta-feira, às 14h.
Antes da decisão, Vini Jr. participará da premiação do FIFA The Best após treinar com o time nesta terça-feira. Em seguida, ele retornará à concentração com a equipe. Todos os indicados foram convidados pela FIFA para o evento.
Thiago Maia receberá o prêmio Fair Play
A cerimônia também homenageará outro brasileiro, o volante Thiago Maia, do Internacional. Ele receberá o troféu Fair Play da FIFA por sua atuação heroica durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.
Thiago Maia foi um dos civis que se arriscaram nas águas que invadiram Porto Alegre para resgatar pessoas e animais, em um gesto de solidariedade que ganhou destaque mundial.
Segundo brasileiro mais jovem a vencer o prêmio
Com apenas 24 anos, Vini Jr. se torna o segundo brasileiro mais jovem a conquistar o título de melhor jogador do mundo. A contagem considera a idade dos atletas ao fim da temporada premiada.
- Ronaldinho Gaúcho tinha 24 anos e 9 meses quando venceu o prêmio em 2004.
- Vini Jr., nascido em 12 de julho de 2000, tem 24 anos e 5 meses.
- O recorde pertence a Ronaldo Fenômeno, que venceu o prêmio em 1996, aos 20 anos