- ANÚNCIO -

Visionário de Uberlândia: Tubal Siqueira, o homem que levou o Jornal Nacional para o interior do Brasil

Pioneiro da televisão brasileira, Tubal Siqueira revolucionou a programação no interior ao trazer a Globo para Minas Gerais há 55 anos. Boni, em entrevista, relembra a ousadia e a visão de futuro do empresário.

Adelino Júnior
Tubal Siqueira no programa especial Minas no MundoFoto: TV Integração/Reprodução

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em 1969, um jovem empresário de Uberlândia chamado Tubal de Siqueira Silva teve uma ideia audaciosa: levar a programação da TV Globo para o interior de Minas Gerais. O que parecia um sonho impossível na época se tornou realidade graças à sua determinação e visão de futuro.

Tubal, então com 30 anos, viajou até o Rio de Janeiro e se reuniu com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor da Globo. Surpreendendo a todos, solicitou a exibição do Jornal Nacional em sua emissora, a TV Triângulo, inaugurando um novo capítulo na história da televisão brasileira.

Apareceu um garoto de 30 anos, extremamente dinâmico, falante. Então ele decide: ‘Eu quero ficar com o Jornal Nacional’. Era o Tubal Siqueira e assim nós começamos a nossa relação com o Jornal Nacional em 1969“, relembra Boni em entrevista exclusiva ao programa especial “Minas no Mundo”, que vai ao ar no próximo sábado (21), logo após a novela “Mania de Você”.

A iniciativa de Tubal Siqueira, pioneira no país, abriu caminho para a expansão da TV Globo para o interior, consolidando a rede de afiliadas que conhecemos hoje. “Foi fundamental para a história da TV Globo a presença da TV Triângulo, depois TV Integração. Quando uma televisão do interior, do Triângulo Mineiro, se dispôs a ser uma afiliada total da TV Globo, as emissoras do interior acordaram“, afirma Boni.

Do Rio para Uberlândia

Nos primórdios da TV Triângulo, as fitas com as edições do Jornal Nacional viajavam do Rio de Janeiro para Uberlândia de ônibus e posteriormente, de Avião. A determinação de Tubal em levar conteúdo de qualidade para o interior o levou a trazer também outros programas de sucesso da Globo, como “Planeta dos Homens”, com Jô Soares, e o programa do Chacrinha.

Um belo dia, eu senti que a programação exibida pela Globo deixou os programas [das outras emissoras] muito distantes em termos de qualidade. Fiz questão de colocar no meu carro a logomarca da Globo, aquilo me encheu de orgulho“, contou Tubal Siqueira.

Ousadia, entusiasmo e perfeccionismo

Para Boni, o sucesso de Tubal se deve à sua ousadia, entusiasmo e perfeccionismo. “Ele era o típico mineiro esperto e tinha uma visão do que ele queria fazer. Tinha duas coisas fundamentais: entusiasmo e era perfeccionista“, destaca Boni.

O legado de Tubal Siqueira

A TV Integração, fruto da visão de Tubal Siqueira, conta hoje com cinco geradoras em Minas Gerais e está presente em mais de 250 cidades, atingindo uma população de seis milhões de habitantes. O legado de Tubal, o visionário de Uberlândia, permanece vivo na história da televisão brasileira.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile