O Ministro do Esporte, André Fufuca, participou na última quarta-feira (18) da inauguração do novo ginásio paradesportivo Sesi Gravatás, em Uberlândia.
O espaço atende atletas com deficiência, oferecendo suporte tanto à iniciação esportiva quanto ao treinamento de alto rendimento em modalidades como bocha, halterofilismo, parabadminton e goalball.
“Uberlândia abriga um dos maiores núcleos de formação esportiva de base do Brasil, com 18 mil crianças participando de atividades esportivas todos os dias. A inauguração deste ginásio é um marco para a cidade e para todo o estado de Minas Gerais. Estamos promovendo mais inclusão, essencial em todos os espaços, especialmente no esporte, que é uma ferramenta poderosa de transformação social”, afirmou Fufuca.
O ministro também destacou os avanços no paradesporto, mencionando o aumento no orçamento da Secretaria Nacional do Paradesporto e a inclusão de atletas-guia e calheiros no programa Bolsa Atleta.
“O Brasil é uma potência no esporte paralímpico, sendo o quinto melhor país nas últimas Paralimpíadas. Das nossas medalhas, 15 vieram de atletas de Uberlândia”, completou Fufuca.
O ginásio atende atualmente centenas de atletas com deficiência, com expectativa de que esse número duplique com a inauguração.
A Futel também planeja expandir as modalidades, incluindo o vôlei sentado no futuro.
“O ministro teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado em Uberlândia no paradesporto. Desde 2005, investimos no paradesporto e na formação de base, que é onde tudo começa”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão. Nos últimos Jogos Paralímpicos de Paris, 23 atletas treinados em Uberlândia fizeram parte da delegação brasileira, incluindo o medalhista Gabriel Bandeira, da natação.
Detalhes do Ginásio
O novo ginásio ocupa uma área de 1.345,35 metros quadrados e conta com quadras para bocha, parabadminton e goalball, além de uma academia de halterofilismo.
A construção do ginásio é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.