- ANÚNCIO -

Ministério Público investiga supostas irregularidades nas contas de candidatos a vereador em Uberlândia

Redação Pontal
Foto: Matheus Carvalho

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério Público Eleitoral (MPE) iniciou Ações de Investigação Judicial Eleitoral para apurar possíveis irregularidades nas prestações de contas de cinco candidatos a vereador nas eleições de 2024 em Uberlândia.

A promotoria investiga a suspeita de uso de empresas “laranjas” e a presença de doadores registrados como desempregados.

Segundo a apuração, isso pode sugerir a ocultação dos verdadeiros responsáveis pelos recursos financeiros nas campanhas eleitorais.

Eleições 2024

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Uberlândia teve 539 candidatos a vereador registrados para as eleições de 2024.

27 candidatos foram eleitos, com 16 reeleitos e 11 novatos.

Suspeitas

Os documentos que embasam as ações, assinados em 16 de dezembro de 2024, indicam que a equipe identificou as possíveis irregularidades por meio do cruzamento de dados do sistema DivulgaCandContas.

A plataforma registra as despesas e receitas de campanha, com informações de órgãos públicos que detêm dados sobre os doadores e fornecedores de serviços eleitorais.

O Ministério Público solicitou à Justiça que os candidatos investigados apresentem suas defesas no prazo de cinco dias após a notificação.

O MPE também pediu que as autoridades notifiquem os demais envolvidos nas supostas irregularidades para esclarecer os fatos.

Em caso de condenação, os investigados podem ficar inelegíveis por oito anos.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile