O Feriado de Natal é, historicamente, a data mais importante e aguardada pelo varejo no Brasil. Nesta segunda-feira, 23, a equipe do Regionalzão esteve nos 2 shoppings center de Uberlândia, além de visitar os chamados ‘malls’, que são complexos de vendas menores.
O movimento é intenso desde a última sexta-feira, 20, impulsionado pela proximidade do Natal e também pelo 13º salário. Para atender toda essa demanda, os shoppings ampliaram o horário de funcionamento desde o dia 14, com as lojas abertas até as 23 horas.
Com estratégias promocionais voltadas para a data, como sorteios de carros e outros bens, os shoppings esperam um aumento de 20 a 25% nas vendas em relação ao Natal de 2023. E, para alcançar esse objetivo, os lojistas apostam em vários fatores.
O apelo emocional da data é o principal fator, mas também há o impacto positivo do crescimento da taxa de emprego no Brasil. Além disso, os 2 shoppings de Uberlândia – Center Shopping e Uberlândia Shopping – aumentaram o mix de lojas em 2024, o que contribui para o crescimento nas vendas.
Os “malls”estão em alta
Os centros de compras menores, chamados popularmente de ‘malls’, também têm ganhado a atenção do consumidor. Nesta segunda-feira, o Pátio Vinhedos, na Zona Sul e o Pátio Sabiá, também registram intenso movimento. A seu favor, contam com a facilidade de acesso e a praticidade para atrair clientes.
Expectativa dos shoppings é positiva para o Natal 2024
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), realizada entre os dias 2 a 10 de dezembro, a expectativa é de uma alta de quase 7% nas vendas em relação a 2023, movimentando mais de 6 bilhões de Reais na economia brasileira.
Entre as principais estratégias do setor, estão a ampliação dos horários de funcionamento – normalmente fechando às 23 horas – e campanhas promocionais. Destacam-se as ações do tipo compre e concorra (52%), compre e ganhe (23%) e sorteios (20%).