- ANÚNCIO -

1ª parcela do IPVA 2025 vence entre 3 e 7 de fevereiro em MG; confira tabela

Redação Pontal
Foto: Agência Brasil

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O calendário de vencimentos e as regras para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025 está disponível.

O Governo de Minas começa a cobrar o imposto a partir de fevereiro, oferecendo maior alívio financeiro para as famílias no início do ano, quando surgem diversas despesas extras.

Calendário de Pagamento do IPVA 2025

O vencimento da primeira parcela ou da cota única ocorre entre os dias 3 e 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão direito a um desconto de 3% no valor total do imposto. Confira a tabela de vencimentos:

Benefício do Programa Bom Pagador

O Governo de Minas oferece um desconto adicional de 3% aos proprietários que quitaram em dia todos os débitos do veículo nos anos de 2023 e 2024.

Assim, quem se enquadra nesse benefício e optar pela cota única poderá acumular um desconto total de quase 6% no IPVA.

Vale ressaltar que os descontos estão vinculados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e não ao CPF ou CNPJ do proprietário. Dessa forma, o benefício depende da situação de cada veículo.

Consulta e Pagamento

Os valores do IPVA já podem ser consultados no site oficial da SEF/MG:
👉 www.fazenda.mg.gov.br

No site, basta acessar o menu “Tributos” e clicar em “IPVA” para verificar a base de cálculo e o valor do imposto.

Antecipação e Recurso

A resolução entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Proprietários que desejarem antecipar o pagamento poderão fazê-lo a partir desta data.

Caso discordem da cobrança, os proprietários podem enviar um recurso dentro de um prazo de 15 dias corridos após a publicação oficial.

Impacto do Adiamento

O Governo de Minas planejou estrategicamente a decisão de adiar o vencimento do IPVA de janeiro para fevereiro, garantindo que as contas públicas não fossem prejudicadas.

A Secretaria de Fazenda prevê que cerca de 30% dos contribuintes optarão pelo pagamento em cota única, gerando uma arrecadação de R$ 4,8 bilhões apenas em fevereiro.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile