O Governo de Minas Gerais dobrou a capacidade diária para emissão da nova carteira de identidade, passando a oferecer 10 mil vagas por dia.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e a Polícia Civil (PCMG) divulgaram o anúncio.
Agendamento online gratuito
Com o novo sistema, as vagas disponíveis representam o dobro da oferta registrada em 2024 nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado.
Os cidadãos podem realizar o agendamento gratuitamente pelo site do Governo de Minas ou no aplicativo MG App.
As vagas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com possibilidade de agendamento para até 10 dias.
Melhorias operacionais e redução no tempo de atendimento
Desde janeiro de 2024, a capacitação de mais de 300 funcionários ocorreu para atender à alta demanda.
Além disso, a Seplag implementou melhorias operacionais, reduzindo o tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos.
Na Unidade de Atendimento Integrado da Praça Sete, em Belo Horizonte, uma das mais movimentadas do estado, o número de guichês aumentou de 41 para 73.
A equipe de atendimento também foi duplicada. Atualmente, Minas Gerais conta com 53 unidades de atendimento integrado.
Atendimento para casos de urgência
Para situações de urgência comprovada, é possível solicitar agendamento excepcional através do canal “Fale Conosco”, disponível no site do Governo de Minas.
Mais de 2 milhões de novas identidades emitidas
Desde o início oficial do serviço, em 27 de dezembro de 2023, a emissão de mais de 2 milhões de novas carteiras de identidade ocorreu no estado, distribuídas em cerca de 400 postos de identificação da PCMG.