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Copasa divulga posicionamento após denúncias do prefeito de Prata

Redação Pontal
Foto: Google Maps

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A crise de abastecimento de água em Prata, denunciada pelo prefeito Xexéu Marcel ao Regionalzão, mostrou o descontentamento da população com a Copasa.

Em nota oficial, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais rebateu as acusações e destacou os investimentos realizados na cidade em 2024.

Resposta da Copasa

Em nota oficial, a Copasa afirmou que realizou investimentos de cerca de R$ 2 milhões em Prata em 2024.

A Companhia citou a construção de uma captação emergencial de água concluída em setembro, beneficiando os 28 mil habitantes.

A empresa enfatizou que os trâmites para incorporar oficialmente essa nova fonte ao sistema estão em andamento.

A Copasa também informou a água distribuída segue padrões legais exigidos pelo Ministério da Saúde, com análises realizadas antes, durante e após o tratamento.

Quanto ao desabastecimento entre 10 e 13 de janeiro, a empresa atribuiu o problema a um vazamento causado por terceiros. Segundo a nota, a equipe corrigiu a situação com celeridade.

A Companhia reconheceu que faltas de água podem ocorrer em situações pontuais de manutenção emergencial.

Os consumidores que enfrentem problemas com frequência devem entrar em contato pelos canais de atendimento para que equipes técnicas possam verificar e solucionar as demandas.

Denúncias do prefeito

O prefeito Xexéu Marcel atribuiu à Copasa décadas de falta de investimentos, apontando problemas estruturais como agravantes da crise.

Segundo ele, a empresa opera com um número insuficiente de funcionários e não realizou obras essenciais, como a instalação de reservatórios nos bairros Jardim Gabriela e Progresso, prometida desde 2021.

Outro ponto de crítica foi o rompimento de uma adutora, que deixou o município sem água. Para Xexéu, a demora na solução reflete o “descaso” da empresa, especialmente porque a adutora passa por propriedade particular sem providências legais.

Além disso, ele mencionou que a água fornecida à população tem chegado barrenta e imprópria para consumo, gerando revolta entre os moradores.

Como resposta à crise, a Prefeitura acionou a Justiça, realizou audiências públicas e anunciou que intensificará a mobilização, podendo organizar protestos caso não resolvam a situação.

Leia na íntegra

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais esclarece que tem registrado investimentos recordes em todo o Estado para obras de melhorias de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todas as regiões do Estado. Só em 2024, esses recursos superaram os R$ 2 bilhões.

Investimentos

Somente em Prata, em 2024, a Copasa investiu cerca de R$ 2 milhões na implantação de uma captação no município. A obra emergencial, para superar uma crise hídrica histórica, foi concluída em setembro e beneficiou os aproximadamente 28 mil habitantes. A execução foi feita pela equipe efetiva da empresa, que esteve mobilizada diuturnamente para sua rápida finalização. Atualmente, estão em andamento os trâmites necessários para incorporar oficialmente esta segunda fonte de produção ao sistema com a aquisição de novos equipamentos.

Qualidade

A Copasa destaca também que a água distribuída em Prata e em todas as cidades onde a Companhia opera é submetida a procedimentos de controle de qualidade. A empresa faz análises antes, durante e depois do tratamento, realizado dentro dos padrões legais, obedecendo às determinações do Ministério da Saúde, atingindo e até superando os padrões de potabilidade exigidos pelo órgão.

Por fim, as intermitências registradas entre 10 e 13 de janeiro foram decorrentes de um vazamento em adutora, ocasionado por terceiros, fator que desencadeou outros danos nas redes de distribuição. A situação foi corrigida com a máxima celeridade por técnicos da Companhia.

A empresa esclarece que faltas de água podem ocorrer em situações pontuais, quando há necessidade de realizar alguma manutenção emergencial. Caso algum cliente enfrente esse tipo de situação com frequência, trata-se de um fato isolado, portanto, o mesmo deve informar o endereço completo do imóvel para que equipes técnicas possam ir até o local e regularizar o cenário, se for de responsabilidade da empresa.

Contatos

Os canais de relacionamento são gratuitos. São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat no site; WhatsApp (31) 99770 7000 (funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados (excetos e nacionais), das 8h às 12h; Central de Atendimento 0800 0300 115.

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